CHALÉS DA LAVANDA
Uso
Residencial
Ano
2022
Área
450 m2
Local
Morro Reuter, RS
Localizadas no topo de um morro na Serra Gaúcha, inspirado pela cidade de colonização alemã Morro Reuter, capital nacional da lavanda, encontram-se três chalés, projetados em um terreno de 2.960m2, a implantação de todo o projeto em relação ao terreno foi pensada para preservar a vegetação já existente e permitir que todas as cabanas pudessem aproveitar a vista para o pôr do sol e natureza vasta, conectando os visitantes, que alugam por temporada, com o meio-ambiente.
Os telhados com chapas de aço galvanizado preto e estrutura em madeira, protegem as cabanas das mais variadas intempéries, e as maiores aberturas são recuadas em relação a fachada norte como estratégia de insolação apenas em períodos específicos do ano, mantendo o conforto interno dos ambientes. Para proteção da umidade do solo, todas as cabanas são elevadas por estruturas revestidas em pedra, que possibilitam a inserção de floreiras com lavandas e delimitam o perímetro de cada cabana, compondo o paisagismo.
Cada cabana possui sua própria particularidade arquitetõnica, que atende diferentes tipos de clientes e permitem a imersao com a natureza, ao mesmo tempo que proporcionam o conforto da arquitetura.
"Os Chalés da Lavanda são uma ode à harmonia entre arquitetura e natureza, cada cabana foi meticulosamente projetada para oferecer uma experiência sensorial imersiva"
- Luis Rocha, arquiteto
CABANA PÔR DO SOL
Com 85m2 de área livre para os visitantes, a cabana Pôr do Sol é a cabana de maior área no projeto, possui um programa denso que aproveita toda a metragem disponível para criar dois núcleos confortáveis, um de uso comum e outro privativo, conectados por um corredor.
Na área de uso comum, encontra-se a sala de estar e cozinha, além de um mezanino que se projeta sobre o ambiente. Um volume de menor altura, separado do volume principal do telhado, abriga áreas privativas, sendo elas banho e a suíte, que conta com uma banheira especial. O deck de 60m2 possui piscina, mesa e rede.
"A materialização de uma visão, uma história e um sonho, cuidadosamente projetados para encantar e inspirar
- Luis Rocha, arquiteto
CABANA DAS ÁRVORES
A cabana das árvores, cercada por vegetação e próxima de um balanço infinito, é acessada através do deck, posui 51,5m2 de área construída no térreo, que conta com sala de estar, cozinha e banho, uma banheira especial próxima ao estar com vista para o exterior, além de mais 12m2 no mezanino, utilizado como dormitório.
CABANA ESCADA DE PEDRA
Por ser a cabana de menor área no projeto, todo o espaço foi pensado para utilizar de maneira eficiente os 40m2 de área construída disponíveis e proporcionar conforto, desta maneira, o dormitório possui vista para a área externa, a cozinha, encontra-se mais ao fundo, próxima ao acesso do banho. As amplas jardineiras escalonadas ao redor do deck dão o nome a esta cabana.
DECK
O deck principal do projeto, de uso comum, foi projetado buscando aproveitar a vista e proporcionar conforto de diferentes maneiras.
O pergolado de estrutura metálica sem apoios na parte frontal e ripas de madeira cria um recanto aberto semi coberto, abrigando o mobiliário de estar.
O firepit aproveita os muros de pedra que delimitam o deck para criar um ambiente íntimo e aconchegante.
Através de uma abertura na estrutura do deck, a rede, localizada em uma das extremidades possibilita aproveitar a topografia para deitar-se sobre o infinito e aproveitar a vista.