SÍTIO LUMINOSA
Uso
Residencial
Ano
2022
Área
380 m2
Local
Luminosa, MG
O Sítio Luminosa foi projetado em um terreno de 48.400m2 e topografia em declive, no distrito de Luminosa - Minas Gerais. A estratégia de implantação distribuiu seis construções no trecho mais elevado do terreno, buscando uma inserção que permitisse maior aproveitamento das belas paisagens montanhosas existentes na região, que contem uma curiosa formação rochosa e araucárias.
Cada volume foi pensado de maneira individual, e foram distribuídos no terreno como meio de preservar a privacidade dos visitantes, próximo a entrada, localiza-se a casa do caseiro, e posteriormente, a área gourmet de uso comum, em uma cota mais elevada do terreno estão duas cabanas projetadas visando aluguéis por temporada, a residência unifamiliar e a garagem encontram-se ao fundo.
A consistência visual entre todos os projetos é mantida através da materialidade que se camufla no entorno, o sistema construtivo em madeira emprega a técnica japonesa Shou Sugi Ban, que aproveita da carbonização cuidadosa da madeira para protegê-la de cupins e eliminar a necessidade de manutenção, técnica sustentável que possui pegada negativa de CO2 e que traz um aspecto elegante a madeira. Para assegurar a qualidade do material, grandes beirais se estendem por todos os lados dando continuidade aos telhados de água única.
RESIDÊNCIA
Tomando partido das vistas exuberantes existentes no terreno, criam-se na residência de 165m2, dois blocos principais, que abraçam o horizonte e se abrem para o infinito, um bloco social, e outro privativo, unidos pelo hall de acesso que articula toda a circulação.
A disposição horizontal do programa possibilita que todos os ambientes tenham visão para a paisagem e estejam unidos pelo deck, que contribui para romper os limites entre ambientes internos e externos, e abriga área gourmet, firepit, e também um ôfuro.
"Um projeto que se abrisse inteiramente para o horizonte, para o infinito, foi uma das premissas para tornar esta casa um lugar para refletir, para agradecer e para apreciar"
- Luis Rocha, arquiteto
CABANAS
Duas cabanas foram projetadas para aluguel, de maneira que os visitantes pudessem ter conforto e privacidade em meio a natureza mesmo em um ambiente de pequenas dimensões, o que as torna acolhedoras e econômicas. Cada cabana, embora possua identidade visual semelhante para manter a unidade do projeto, possui planta única pensada para diferentes tipos de visitantes que pudessem frequentar o sítio. Elas também tem acesso a uma área gourmet, implantada próxima de ambas.
Os espaços internos são compostos por uma suíte com banheira e cozinha, e a área externa possui deck, pergolado, redes.e garagem. As portas abrem-se para a montanha, desta maneira, todos podem aproveitar as visuais e contemplar a natureza.